Em plena “era da informação” torna-se necessário o uso de
metodologias ativas de aprendizagem para incentivar os alunos a serem dinâmicos
na construção do seu conhecimento, instigando-os a buscar soluções para os
problemas que os envolvem diariamente. Para isso, o Governo do Amazonas, por
meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), investe em
fomento a projetos de pesquisa no sentido de fortalecer, ainda mais, a educação
no Estado.
Um desses investimentos foi aplicado no projeto de
pesquisa “Robótica uma proposta interdisciplinar na educação básica, como
facilitadora do processo ensino-aprendizagem”, amparado pelo Programa de
Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam). O estudo
teve o objetivo de investigar a contribuição da robótica no processo
ensino-aprendizagem, mediada pela metodologia Problem Based Learning (PBL), para
obter um levantamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o estado da
arte, da contribuição da robótica, como uma metodologia que pode ser aplicada
no ensino-aprendizagem.
No que se refere à conexão entre a BNCC e a robótica
educacional, a coordenadora da pesquisa, professora de Ciências da Natureza,
Sandra de Oliveira Botelho, ressalta que “pode-se relacionar as competências
com os objetivos de uma aula onde os discentes constroem robôs e os programam
para funcionar e executar movimentos e tarefas, ou dar respostas a determinados
comandos”, disse a pesquisadora.
O projeto foi aplicado na Escola Estadual Tiradentes, em
Manaus, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e resultou em
impactos positivos, conforme pontua a professora.
“O projeto inovador envolveu docentes e discentes com
participação ativa na pesquisa. O rendimento escolar foi significativamente
satisfatório. Os discentes desenvolveram as habilidades cognitivas, tais como
raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade,
assim como a interação, construção dos protótipos, com produto final
significativo para o desenvolvimento do conhecimento científico”, completa
Sandra Botelho.
Para a coordenadora, foi desafiador tornar possível a
realização do projeto, porém os resultados foram satisfatórios. Ela destaca que
a robótica educativa, bem conduzida, favoreceu o crescimento intelectual dos
alunos, por meio da experimentação, construção, reconstrução, observação e
análise das problemáticas geradas, a partir de situações do cotidiano.
“Os discentes passam a ser protagonistas do conhecimento,
desenvolvendo o raciocínio lógico, a imaginação e a criatividade, conectando de
forma interdisciplinar todas as áreas do conhecimento”, observa a professora.
Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica,
cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial,
envolvida no funcionamento de um robô, durante o processo foram utilizados
recursos pedagógicos para que se estabelecesse um ambiente de trabalho escolar
agradável.
A pesquisadora reforça que estudiosos defendem que a
robótica se torna uma ciência interdisciplinar de grandes possibilidades na
educação, sendo uma atitude positiva diante do conhecimento, que implica
mudança comportamental diante da tomada de decisões, promovendo cooperação,
trabalho, diálogo entre as pessoas, entre as disciplinas e entre outras formas
de conhecimento.
Incentivo
A coordenadora do estudo observa ser fundamental o apoio
da Fapeam de fomentar a pesquisa científica na educação, uma vez que incentiva
os professores a se manterem atualizados e motivados a proporcionar
experiências de aprendizagem significativas para os alunos, além de valorizar a
educação básica e possibilitar a aplicabilidade de projetos como o de robótica
na escola.
Prodeb/Fapeam
O Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação
Básica (Prodeb/Fapeam) visa fomentar a concessão de auxílio-pesquisa para
apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e
doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com
vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no
Amazonas.