O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a declaração de emergência em portos públicos de oito cidades do estado do Amazonas. A medida foi tomada devido ao término dos contratos de operação dos terminais, que ocorreu nesta segunda-feira (18). Conforme o Dnit, os portos correm o risco de serem fechados caso não passem por um novo processo licitatório.

Os municípios afetados são Autazes, Barcelos, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São Raimundo, localizados na região metropolitana de Manaus, conforme a Portaria nº 5.141, publicada na última quinta-feira (14). Além desses, também está próximo do fim o contrato de operação do porto de Caracaraí, em Roraima.

Segundo o órgão, o processo de licitação para a operação dos portos não foi concluído dentro do prazo estabelecido. Para evitar que o funcionamento dos terminais seja prejudicado, será realizada uma contratação emergencial e temporária de uma empresa para operar os portos até que a licitação seja finalizada. No entanto, o nome da empresa contratada não foi divulgado.

É importante ressaltar que a declaração de emergência não está relacionada a falhas estruturais nos portos, mas sim ao processo de contratação do serviço, que não foi concluído. O Dnit garantiu que os terminais continuam em boas condições de uso e que o objetivo é garantir a continuidade das operações enquanto a licitação é realizada.

Contratação emergencial garante continuidade das operações portuárias

Para evitar que os portos públicos da região do Amazonas fiquem sem operação, o Dnit optou pela contratação emergencial e temporária de uma empresa para atuar nos terminais até que a licitação seja concluída. Essa medida visa garantir a continuidade das atividades e evitar prejuízos para a economia local.

Para efetuar a contratação emergencial, será necessário realizar um processo simplificado de seleção da empresa. O Dnit informou que seguirá as diretrizes previstas na legislação e garantirá a transparência no processo. É importante ressaltar que essa contratação é apenas uma solução temporária e que o objetivo é retomar o processo de licitação o mais rápido possível.

“O Departamento informa, ainda, que a portaria não tem relação com as prefeituras, uma vez que ações relacionadas aos portos em questão, são de responsabilidade do DNIT”, diz o órgão.

Importância do investimento em infraestrutura portuária na Amazônia

A situação dos portos do Amazonas destaca a importância do investimento em infraestrutura portuária na região. Com uma vasta extensão territorial e uma posição estratégica para o escoamento de produtos, a Amazônia possui um grande potencial para o transporte fluvial. No entanto, a falta de investimentos adequados impede o pleno desenvolvimento dessa modalidade de transporte.

Para impulsionar o setor portuário na região, é necessário que haja mais incentivos para a construção, modernização e ampliação dos terminais. Além disso, é fundamental que os processos licitatórios sejam realizados de forma ágil e eficiente, garantindo a participação de empresas capacitadas e a executora dos contratos em conformidade com as normas estabelecidas.

Investir na infraestrutura portuária da Amazônia é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico da região, uma vez que a melhoria dos portos possibilita o aumento do fluxo de mercadorias, a redução dos custos logísticos e a geração de empregos. Essas medidas são essenciais para impulsionar a economia local e promover um desenvolvimento sustentável.

Deixe seu Comentário