O Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a declaração de emergência em
portos públicos de oito cidades do estado do Amazonas. A medida foi tomada
devido ao término dos contratos de operação dos terminais, que ocorreu nesta segunda-feira
(18). Conforme o Dnit, os portos correm o risco de serem fechados caso não
passem por um novo processo licitatório.
Os municípios afetados são Autazes, Barcelos,
Careiro da Várzea, Itacoatiara, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São
Raimundo, localizados na região metropolitana de Manaus, conforme a Portaria nº
5.141, publicada na última quinta-feira (14). Além desses, também está próximo
do fim o contrato de operação do porto de Caracaraí, em Roraima.
Segundo o órgão, o processo de
licitação para a operação dos portos não foi concluído dentro do prazo
estabelecido. Para evitar que o funcionamento dos terminais seja prejudicado,
será realizada uma contratação emergencial e temporária de uma empresa para
operar os portos até que a licitação seja finalizada. No entanto, o nome da
empresa contratada não foi divulgado.
É importante ressaltar que a declaração de
emergência não está relacionada a falhas estruturais nos portos, mas sim ao
processo de contratação do serviço, que não foi concluído. O Dnit garantiu que
os terminais continuam em boas condições de uso e que o objetivo é garantir a
continuidade das operações enquanto a licitação é realizada.
Contratação emergencial garante
continuidade das operações portuárias
Para evitar que os portos públicos da região
do Amazonas fiquem sem operação, o Dnit optou pela contratação emergencial e
temporária de uma empresa para atuar nos terminais até que a licitação seja
concluída. Essa medida visa garantir a continuidade das atividades e evitar
prejuízos para a economia local.
Para efetuar a contratação
emergencial, será necessário realizar um processo simplificado de seleção da
empresa. O Dnit informou que seguirá as diretrizes previstas na legislação e
garantirá a transparência no processo. É importante ressaltar que essa
contratação é apenas uma solução temporária e que o objetivo é retomar o
processo de licitação o mais rápido possível.
“O Departamento informa, ainda, que a
portaria não tem relação com as prefeituras, uma vez que ações relacionadas aos
portos em questão, são de responsabilidade do DNIT”, diz o órgão.
Importância do investimento em
infraestrutura portuária na Amazônia
A situação dos portos do Amazonas destaca a
importância do investimento em infraestrutura portuária na região. Com uma vasta
extensão territorial e uma posição estratégica para o escoamento de produtos, a
Amazônia possui um grande potencial para o transporte fluvial. No entanto, a
falta de investimentos adequados impede o pleno desenvolvimento dessa
modalidade de transporte.
Para impulsionar o setor portuário na região,
é necessário que haja mais incentivos para a construção, modernização e
ampliação dos terminais. Além disso, é fundamental que os processos
licitatórios sejam realizados de forma ágil e eficiente, garantindo a
participação de empresas capacitadas e a executora dos contratos em
conformidade com as normas estabelecidas.
Investir na infraestrutura
portuária da Amazônia é de extrema importância para o desenvolvimento
socioeconômico da região, uma vez que a melhoria dos portos possibilita o
aumento do fluxo de mercadorias, a redução dos custos logísticos e a geração de
empregos. Essas medidas são essenciais para impulsionar a economia local e
promover um desenvolvimento sustentável.