Idosos que frequentam o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, receberam, na manhã desta segunda-feira (19/06), mais um mutirão de atendimentos do Ônibus do Idoso, serviço de atendimento móvel ao idoso do Governo do Amazonas. A medida integra a programação alusiva à campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização da violência contra a terceira idade.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a mobilização fez cerca de 180 atendimentos jurídicos, psicossociais, de saúde e cidadania. Os serviços foram prestados por parceiros públicos e privados e incluíram, ainda, cadastro em programas socioassistenciais, serviços itinerantes da Amazonas Energia e ações de embelezamento.

A titular da Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, Anne Alves, explica que o Ônibus do Idoso ajuda a fortalecer a estratégia de descentralização dos serviços do Governo do Estado. A meta para os próximos meses é que a rota do ônibus se concentre nos bairros das zonas norte e leste, onde estão os maiores índices de violência contra o público idoso.

“É uma forma de chegar mais perto, tendo em vista que nós temos duas zonas com os maiores índices de ocorrências relacionadas à pessoa idosa, que são a norte e leste. Vamos descentralizar esse serviço principalmente para essas duas zonas e levar o ônibus para dentro das periferias para que os idosos sejam atendidos da melhor forma”, declarou a secretária adjunta.

‘Primeiro da fila’

Após a distribuição das senhas de acesso ao ônibus, que ocorrem das 8h às 12h, o aposentado Bianor Xavier, de 76 anos, foi o primeiro da fila para receber atendimento de membros da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci). Há mais de um ano, ele tenta tomar providências contra um golpe financeiro cometido por uma empresa de negociação bancária.

“Quando eu soube que o ônibus viria aqui hoje, eu pensei: ‘vou ser o primeiro’. Até faltei à aula de violão que faço aqui. Fui o primeiro da fila, graças a Deus, fui muito bem atendido, as profissionais são boas, orientam a gente direitinho. Valeu a pena”, disse ele, após receber encaminhamento para a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

Frequentadora do Ceci há oito anos, a aposentada Arlene Ribeiro, 68, aproveitou o mutirão para tirar dúvidas com a equipe jurídica da Sejusc sobre a venda de um imóvel que herdou de sua mãe há dois anos. “Eles me orientaram, disseram para onde eu devo ir. Eu nem sabia para onde eu ia para resolver. Agora eu vou. Achei ótimo, estou muito satisfeita mesmo”, afirmou.

Mais serviços

Além de encaminhamentos para toda a rede de proteção, o Ônibus do Idoso facilita o acesso a orientações e cadastro no programa Idoso Empreendedor. A ação é uma parceria entre Sejusc e Agência de Fomento do Estado (Afeam) e oferece linhas de crédito ao público da terceira idade, com financiamentos a partir de R$ 500 e que podem chegar a R$ 21 mil.

O mutirão também oferta serviços de órgãos parceiros como Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com benefícios como o CadÚnico; corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, massoterapia e enfermagem com profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); e atividades aeróbicas com equipe de fisioterapia.

No Ceci da Aparecida, a ação foi encerrada por uma apresentação de boi-bumbá e carimbó, do grupo Viva Mais, formado por idosos e envelhecentes do bairro Praça 14, zona sul da capital. O grupo faz parte do programa Vida e Saúde do Idoso Ativo, da Sejusc, que promove a qualidade de vida dentro das comunidades.

Deixe seu Comentário