Nessa
quarta-feira, 26, o Amazonas iniciou o processo para a emissão da nova Carteira
de Identidade Nacional (CIN). A novidade é que será adotado o número de
inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e
válido para todo o país, bem como validações biográficas e biométricas antes da
emissão da carteira. A emissão da 1ª via do documento segue de forma gratuita. Na capital do estado, as emissões podem ser realizadas
em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s), da Secretaria de
Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Mas antes, é
necessário que se realize um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br
disponível no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br) e da Polícia Civil do Amazonas
(www.policiacivil.am.gov.br).
No entanto, a SSP afirma que não é necessário
que o cidadão busque o novo documento de forma imediata, isso porque os modelos
antigos de Registros Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.
A SSP-AM destaca que as pessoas que foram
atendidas recentemente (em torno de 90 dias), mesmo que tenham solicitado o
modelo antigo de identidade, receberão a CIN. Ou seja, quem foi atendido dentro
deste prazo não precisará pedir novo agendamento, pois já receberá a nova
Identidade.
“Estamos cumprindo determinação
do Governador Wilson Lima para a modernização do nosso sistema. Com isso, o
Estado do Amazonas está integrado à nova Carteira de Identidade Nacional. O que
no passado levava entre 30 e 90 dias, com o novo sistema, em 10 dias o cidadão
terá sua carteira em mãos”, salientou o titular da SSP-AM, general Mansur.
Somente serão emitidas as novas identidades
para quem estiver com as informações no CPF de acordo com suas certidões
atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações
incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da
Receita Federal para resolver sua situação.
A atualização das
informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site
da Receita Federal.