O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) lembra
que o mês de novembro é dedicado às grandes promoções no comércio, devido à
campanha da Black Friday. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe,
esclarece que nenhum comerciante é obrigado a aderir à campanha, mas ao
anunciar uma promoção, ele deve cumprir a oferta.
“O comerciante é livre para escolher o
percentual de desconto e pode selecionar o número de produtos. Também é comum
que alguns estabelecimentos limitem a quantidade de produtos a serem adquiridos
por pessoa no momento da promoção. Isso é permitido, pois a promoção visa
contemplar a coletividade” explica Fraxe.
Para não comprar por impulso, a dica é fazer uma lista de
produtos que são realmente necessários e outra com produtos não essenciais.
Assim é possível para estabelecer um limite de gastos para não comprometer a
renda da família nos próximos meses.
O órgão de defesa assinala ainda que os preços das
promoções podem variar de acordo com a forma de pagamento, conforme reforça
Jalil Fraxe.
“A Lei nº 13.455/2017 estabelece que o
comerciante pode cobrar valores diferentes de acordo com a forma de pagamento.
Ou seja, no dinheiro a compra pode ser mais barata que no cartão. Ele também
pode oferecer desconto nas compras em dinheiro e não ter desconto em outra
forma de pagamento. O estabelecimento comercial só precisa avisar previamente o
consumidor”, diz.
Conhecer a política de troca da empresa também ajuda a
evitar problemas, já que nenhuma loja física é obrigada a substituir um produto
sem que ele apresente problemas.
Por fim, o Procon-AM alerta para a publicidade enganosa
nesse período do ano. Como prevenção, a pesquisa constante de preços antes e
durante a Black Friday ainda é a maior aliada da população.
Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar
fotos ou prints – em compras on-line – com o valor do produto, ou ainda guardar
encartes publicitários para formalizar a denúncia.
O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades
pode registrar sua reclamação na sede do Procon-AM, localizada na avenida André
Araújo, 1.500, Aleixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Também é possível entrar em contato com o órgão pelo (92)
3215-4009, pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br e também por meio
das redes sociais, no instagram.com/procon_amazonas ou
facebook.com/ProconAmazonas.